Enquadramento
Economia Circular é um conceito estratégico que assenta na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia. Substituindo o conceito de fim-de-vida da economia linear, por novos fluxos circulares de reutilização, restauração e renovação, num processo integrado, a economia circular é vista como um elemento chave para promover a dissociação entre o crescimento económico e o aumento no consumo de recursos, relação até aqui vista como inexorável.
Objetivos Gerais
Dotar os participantes acerca dos principais conceitos associados à economia circular, nomeadamente princípios, orientações para implementação e avaliação do grau de maturidade e principais benefícios para as organizações. Conhecer as políticas e principais instrumentos facilitadores da adesão das empresas à economia circular. Apresentar e refletir acerca dos modelos de negócio suportados pela economia circular.
Objetivos Específicos
No final da ação de formação, os participantes deverão:
- Conceptualizar a economia circular e os seus benefícios;
- Conhecer as políticas públicas e instrumentos de incentivo de adesão à economia circular; Identificar os princípios associados à economia circular;
- Interpretar as orientações para a implementação de sistema de gestão da economia circular.
Programa
- Conceito de Economia Circular
- Princípios de Economia Circular
- Estratégia europeia, quadro legal e incentivos para a aplicação da Economia Circular
- Portugal 2030: Visão para a Economia Circular
- Avaliação do grau de maturidade de Economia Circular
Destinatários
Líderes, gestores intermédios, responsáveis de sistemas de gestão e outros licenciados com interesse em compreender os conceitos da economia circular e avaliar da viabilidade e oportunidade em formular estratégias e implementar práticas, nas suas organizações, no domínio da economia circular, nas vertentes de gestão, tecnologia e inovação.
Formador
A designar
Horas | Valor
6 Horas | €50 + IVA