Enquadramento
As organizações são sociedades, formadas por pessoas com fins comuns. As sociedades esperam dos seus membros o respeito por valores éticos básicos. A responsabilidade social de uma organização é a responsabilização pelos impactes das suas decisões, atividades, produtos e serviços na sociedade e no ambiente. A organização deve procurar reduzir os seus impactes negativos e aumentar os seus impactes positivos.
Objetivos Gerais
Promover e incorporar a Ética e a Responsabilidade Social na cultura organizacional e nos modelos de negócio.
Objetivos Específicos
No final da ação de formação, os participantes deverão:
- Compreender a relevância da Ética, conhecendo a sua origem e fundamentos;
- Aprofundar conhecimentos em matéria de normalização;
- Reconhecer situações que se traduzem em dilemas éticos e adquirir ferramentas para os resolver;
- Introduzir ou reforçar uma dimensão de solidariedade e suporte aos colaboradores e à comunidade local.
- Adaptar as suas iniciativas e programas às necessidades emergentes.
Programa
- A Ética: incorporação na cultura da organização.
- NP 4460-1:2007 –Ética nas Organizações Parte 1: Linhas de orientação para o processo de elaboração e implementação de códigos de ética nas organizações.
- Dilemas éticos: o que são e quem os pode resolver.
- Responsabilidade Social Interna: Mapear as iniciativas dirigidas ao público interno e reorientar a sua aplicação para os grupos de colaboradores mais vulneráveis.
- Responsabilidade Social Externa: o Articulação com as entidades oficiais a parceiros institucionais. o Suporte à comunidade de proximidade o Informar e sensibilizar para os comportamentos seguros.
Destinatários
Gestão de topo, compliance officers, Diretores de Sustentabilidade, Quadros intermédios e restantes colaboradores interessados nas temáticas abordadas.
Formador
A designar
Horas | Valor
12 Horas | €100 + IVA